Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
8 9101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
17
nov 2018
sábado 16h30 Imbuia
Temporada Osesp: Peleggi rege Puccini


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Valentina Peleggi regente
Olga Kopylova piano
Fernando Dissenha trompete
Valeria Sepe soprano
Peter Auty tenor


Programação
Sujeita a
Alterações
Gioacchino ROSSINI
La Scala di Seta: Abertura
Dmitri SHOSTAKOVICH
Concerto nº 1 Para Piano em Dó Menor, Op.35
Sergei RACHMANINOV
Trois Études-Tableaux [orquestração de Ottorino Respighi]
Giacomo PUCCINI
Manon Lescaut: Ato IV
INGRESSOS
  Entre R$ 50,00 e R$ 222,00
  SÁBADO 17/NOV/2018 16h30
Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil

Falando de Música
Quem tem ingresso para o concerto da série sinfônica da temporada da Osesp pode chegar antes para ouvir uma aula em que são abordados, de forma descontraída e ilustrativa, aspectos estéticos das obras, biografia dos compositores e outras peculiaridades do programa que será apresentado em seguida.

Horário da palestra: uma hora antes do concerto.

Local: Salão Nobre ou conforme indicação.

Lotação: 250 lugares.

Notas de Programa

Leia um excerto do ensaio "Prefácio a Vida de Rossini", de Lorenzo Mammì, aqui.


Leia o ensaio "Signor Tambourossini", de Larry Wolff, aqui.


GIOACCHINO ROSSINI [1792-1868] /150 ANOS DE MORTE
La Scala di Seta: Abertura [<1812]
7 MIN

 

DMITRI SHOSTAKOVICH [1906-75]
Concerto nº 1 Para Piano em Dó Menor, Op.35 [1933]
- ALLEGRO MODERATO. ALLEGRO VIVACE
- LENTO
- MODERATO (ATTACCA)
- ALLEGRO CON BRIO
21 MIN

 

/INTERVALO

 

SERGEI RACHMANINOV [1873-1943]
Trois Études-Tableaux (Orquestração de Ottorino Respighi)
- A CHAPEUZINHO VERMELHO E O LOBO
- A FEIRA
- O MAR E AS GAIVOTAS
8 MIN

 

GIACOMO PUCCINI [1858-1924]
Manon Lescaut: Ato IV [<1893]
21 MIN

 

 

ROSSINI
La Scala di Seta: Abertura

 

Sob vários prismas, Gioacchino Rossini foi uma figura rara no mundo da música. No entanto, talvez os dois aspectos mais peculiares de sua carreira tenham sido o sucesso retumbante que obteve ainda muito jovem e a inexplicável aposentadoria precoce. Rossini escrevia muito, e bem, lançando ópera após ópera para um público que aguardava ansioso a próxima novidade. Viria a escrever mais de três dezenas de óperas até que, aos 37 anos, aposentou-se no auge da fama, sem oferecer grandes explicações para o gesto, que permanece como uma das perguntas sem resposta da história da música. Hoje, não são muitas as óperas de Rossini regularmente encenadas (com a óbvia exceção d’O Barbeiro de Sevilha); suas aberturas, no entanto, sobrevivem como peças autônomas. É o caso de La Scala di Seta [A Escada de Seda], uma favorita do repertório orquestral, em que graça e agilidade se combinam à perfeição.

 

Nessa farsa em um ato, o amor da jovem Giulia é disputado por dois homens. Um deles, com quem se casou em segredo, sobe toda noite ao seu quarto se utilizando de uma escada de seda que a esposa disponibiliza. O outro lhe faz a corte a mando do tutor de Giulia, porém na verdade está apaixonado pela prima da moça.

 

O libreto do poeta Giuseppe Foppa foi baseado em uma comédia francesa, e a ópera foi escrita por Rossini quando tinha apenas 20 anos – embora já houvesse composto cinco óperas cômicas e fosse um nome aclamado. A introdução enfatiza o diálogo lírico entre oboé e flauta, pontuado por trompas dolentes e apoiado nas clarinetas e fagotes. O tema alegre e enérgico proposto pelos violinos é interrompido e, retomado pelos oboés, suscita uma intervenção vigorosa da orquestra. Brincando com o sentido duplo de “scala” (ao mesmo tempo “escada” e “escala” em italiano) e de “seta” (representando ao mesmo tempo o material usado na confecção da escada e a suavidade com que as frases se entrelaçam) Rossini tece sedosas escalas que sobem e descem em movimento vertiginoso. A música privilegia equilíbrio, contraste, impulso rítmico e leveza, com solos borbulhantes para todos os naipes orquestrais.

 

SHOSTAKOVICH
Concerto nº 1 Para Piano em Dó Menor, Op.35

 

Se, como dizia Guimarães Rosa, “viver é perigoso”, viver em certos lugares e certas épocas, ainda mais sendo artista, é mais perigoso ainda. Como acontecia com todos os compositores russos do século xx, a carreira e reputação de Dmitri Shostakovich estavam sempre à mercê dos ventos políticos, que podiam soprar contra ou a favor, dependendo de razões tão imponderáveis quanto o humor dos críticos de plantão, a generosidade de protetores, a boa vontade de burocratas locais ou a inveja de algum colega. Assim, sua vida teve inúmeros altos e baixos. O Concerto nº 1 foi gestado num período em que o compositor, aos 27 anos, gozava de bom crédito entre os intelectuais e de apoio da classe política, antes de sofrer a primeira onda de censura oficial que viria a lhe tolher um pouco da espontaneidade. A escrita reflete este bom momento: é extrovertida, espirituosa e jovial, sem os laivos de angústia que viriam a povoar muitas das peças posteriores do compositor.

 

Apesar de ostentar o título de concerto para piano, na maior parte do tempo a composição tem características de concerto duplo: o trompete solista comenta ou complementa o material do solista de teclado, sobrepondo-se às cordas (a orquestração não inclui outros sopros).

 

Especialmente no último movimento, a parte de trompete se equipara em dificuldade e importância à do piano. A música soa evigorante, complexa e virtuosística, especialmente nos movimentos externos, em que solistas e cordas parecem políticos de partidos opostos tentando chegar a um consenso. O lento é uma valsa sentimental e singela, que cresce em pathos até chegar ao término plangente. O curto moderato desemboca num allegro eletrizante e ousado.

 

A obra se alimenta de vários estilos e é eivada de citações musicais, algumas bastante óbvias, outras quase imperceptíveis. Entre os homenageados estão Bach, Beethoven, Haydn, Mahler e cançonetas populares como Oh, du lieber Augustin e Poor Jenny, sem falar no espírito de Rossini. Trechos de obras anteriores do próprio Shostakovich são também espalhados pelo caminho, como uma espécie de assinatura artística.


RACHMANINOV
Trois Études-Tableaux

 

Compostos para piano entre 1911 e 1917, os dezessete “quadros em forma de estudos”, de Sergei Rachmaninov, exigem do intérprete grandes habilidades técnicas e expressivas. São cultuados não apenas pelo virtuosismo da escrita e por constituírem desafio técnico, mas principalmente porque propõem um paradoxo intrigante: considerados peças de programa, tratam de emoções abstratas ao invés de abordarem histórias ou situações específicas. Cada quadro enfatiza um estado de espírito diferente; mas qual evento desencadeou aquela reação é uma suposição que o compositor prefere deixar a cargo da imaginação do intérprete e do ouvinte.

 

Festejados como joias do repertório pianístico, foram orquestrados por volta de 1930 por Ottorino Respighi, graças à sugestão de Serge Koussevitzky, que imaginou que um grupo dessas miniaturas daria uma bela suíte sinfônica para sua orquestra, a Sinfônica de Boston. A ideia foi encampada com entusiasmo por Rachmaninov, grande admirador do talento de Respighi, já sobejamente comprovado nessa época. Normalmente avesso a revelar suas fontes de inspiração, o compositor russo fez a seleção dos estudos a serem orquestrados e confiou ao colega italiano qual havia sido a centelha inicial para cada um dos cinco tableaux escolhidos, aos quais acabou por atribuir títulos descritivos.

 

O programa de hoje traz três desses estudos. Chapeuzinho Vermelho e o Lobo são os personagens que dominam o primeiro, no qual se alternam assustadora violência com ingenuidade nervosa; no segundo, o clima festivo e o caleidoscópico acúmulo de informações visuais de uma quermesse de interior é que são pintados por meio de sons; finalmente, no terceiro, o Diaes Irae, tradicional canto fúnebre, é evocado com força dramática.

 

PUCCINI
Manon Lescaut: Ato IV

 

Primeiro grande sucesso de Giacomo Puccini, Manon Lescaut conta a história de Manon, beldade que, a caminho do convento, se apaixona por Des Grieux, jovem de origem nobre. Ele corresponde ao seu amor, mas infelizmente não tem grandes recursos, a despeito da origem. A paixão inicial não resiste às privações e Manon acaba desistindo do rapaz para se unir a Geronte, homem mais velho que não ama, mas que pode lhe proporcionar uma vida de luxo. Tempos depois Des Grieux reaparece, bem no instante em que, já instalada em palacete faustoso, a futilidade da existência de Manon começa a lhe pesar. A moça decide fugir com o rapaz levando as joias que o amante mais velho lhe dera. Geronte descobre o plano, chama a polícia, e Manon é deportada para os Estados Unidos como prostituta. O jovem apaixonado embarca com ela.

 

A trama é separada em quatro atos que caracterizam os momentos da vida dessa moça encantadora, porém um tanto irresponsável e egoísta: o nascimento da paixão, a fase em que a prioridade é apenas a diversão e o conforto, o embarque no navio que procederá à deportação e, finalmente, a dramática morte prenunciada. É na Louisiana devastada pelas forças da natureza que se passa o quarto e último ato da ópera, com os protagonistas em um deserto inóspito, sem meios de subsistência. Lá, o ambiente árido e desolador testemunha as últimas juras de amor do casal. Manon acaba morrendo nos braços do amado.

 

Uma das novidades dessa obra, além do aperfeiçoamento do estilo realista, é a participação fundamental da orquestra, não como acompanhamento puro e simples, mas elemento principal de expressividade e mesmo de impulsão da história. A escolha do ambiente despojado do deserto leva o foco do público a se concentrar inteiramente na música e não em qualquer elemento cênico. Além disso, as árias se encadeiam sem interrupções, de modo a criar uma ação contínua realista. São características que fazem desse um ato particularmente apropriado para apresentação isolada e sem encenação ou figurinos.

 

LAURA RÓNAI
é doutora em Música, responsável pela cadeira
de flauta transversal na UNIRIO e professora
no programa de Pós-Graduação em Música. É
também diretora da Orquestra Barroca da UNIRIO.