Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
8 9101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
15
set 2017
sexta-feira 21h00 Sapucaia
Temporada Osesp: Penderecki e Faust


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Krzysztof Penderecki regente
Isabelle Faust violino
Coro Acadêmico da Osesp
Coro da Osesp


Programação
Sujeita a
Alterações
Krzysztof PENDERECKI
Hino a São Daniel
Karol SZYMANOWSKI
Concerto nº 1 Para Violino, Op.35
Krzysztof PENDERECKI
Sinfonia nº 4 - Adagio
INGRESSOS
  Entre R$ 46,00 e R$ 213,00
  SEXTA-FEIRA 15/SET/2017 21h00
Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil

Esse concerto conta com o apoio do Instituto Adam Mickiewicz, por meio do programa Polska Music.  

 

Notas de Programa

PENDERECKI

Hino a São Daniel /COMPOSITOR EM RESIDÊNCIA
SZYMANOWSKI

Concerto nº 1 Para Violino, Op.35

PENDERECKI

Sinfonia nº 4 - Adagio


No cenário musical dos anos 1950, várias correntes apresentavam-se como opção para os jovens compositores: experiências-limite do serialismo pós- weberniano de Pierre Boulez, música eletroacústica como a de Stockhausen, a música “estocástica” do grego Iannis Xenakis e, já nos anos 1960, as primeiras criações minimalistas dos norte-americanos Phillip Glass e Steve Reich. Isso sem falar da sedutora música popular, que se lançava para além das fronteiras da música de entretenimento, com o free jazz ruidoso de John Coltrane e as montagens de sonoridades do rock britânico.

 

Nascido em 1933 na Polônia, Krzysztof Penderecki começou a se destacar justamente por não se alinhar diretamente a nenhuma dessas estéticas principais: “um caminhante solitário, evitando as estradas pavimentadas das tendências dominantes”, definiu-o bem Mieczyslaw Tomaszewski em seu ensaio sobre o compositor, na Revista Osesp 2017.


O Hino a São Daniel, que abre o programa desta semana, foi composto em 1997 e pertence a uma fase em que as consonâncias voltaram a ter um papel relevante na obra de Penderecki. Escrito para coro, madeiras (clarinetes e fagotes), metais, percussão e apenas o contrabaixo do naipe de cordas, tem seu próprio vocabulário melódico- harmônico, que se transforma continuamente em seções contrastantes, habilmente interligadas rumo ao êxtase final. Em uma entrevista recente para a televisão de
Hong Kong, ao comentar o fato de muitas músicas se iniciarem com uma pequena ideia que pouco a pouco vai se transfigurando, o compositor sintetiza: “acredito que todas as peças que escrevi são metamorfoses”.

 

Identificar metamorfoses no trato orquestral pode
ser uma estratégia para a escuta do já centenário Concerto nº 1 Para Violino (1916) do também polonês Karol Szymanowski. (1) Ao contrário de sua Abertura de Concerto, Op.12 — interpretada pela Osesp, sob regência de Marzena Diakun, em abril —, que se baseava em referências estilísticas do final do século XIX, o Concerto nº 1 tem uma escrita precocemente moderna, com atmosferas variadas, fusões e sobreposições de camadas sonoras, e uma radical exploração do instrumento solista, que antecipa em duas décadas algumas soluções encontradas depois por Béla Bartók. A peça se estrutura em um único movimento contínuo de cerca de 18 minutos, que anuncia uma cadência composta pelo violinista Paul Kochanski, a quem o concerto foi dedicado.

 

Encomendada pela Radio France por ocasião do bicentenário da Declaração dos Direitos do Homem e
do Cidadão em 1989, a Quarta Sinfonia de Penderecki — peça que encerra este programa totalmente dedicado à música polonesa —, traz o subtítulo Adagio. Trata-se aqui muito mais de uma indicação de caráter — reforçando a densidade e a concentração sempre presente — do que uma indicação de andamento.

 

Logo no início, e em muitos momentos, ainda que
em segundo plano, há uma nota longa sustentada, inicialmente um dó, depois um sol, sempre a envolver esboços de melodia, ora insinuados nas violas, ora no corne-inglês. Contrapontos aqui e ali são sugeridos, suscitando desdobramentos dessas pequenas células, que aos poucos colocam a música em curso, livrando-a do impasse que a imobilizava, criando engrenagens e somando forças para erguer e amparar as arquiteturas, por sua vez logo desconstruídas. Desenhos motívicos de Shostakovich e massas orquestrais de Bruckner podem ser evocados, sempre filtrados pela lente generosa do olhar inventivo de Penderecki. Mais adiante, a meio caminho, novas seções de estase são criadas; trêmulos nas cordas são riscados por sons agudos nas percussões, um lamento ao fagote, um toque fúnebre, e a espiral volta a se formar. A Sinfonia segue nesse vaivém, entre montagens
e abandonos, até seu desenlace final. Ao retornar pela última vez à nota dó, restam apenas as cores mais graves: um solo de clarone, toques no tímpano, uma campana ao longe, violas em pizzicato.

 

Quando não está regendo e difundindo música mundo afora, Penderecki se recolhe para criar em sua fazenda no sul da Polônia, cercado por uma floresta por ele mesmo cultivada há mais de 40 anos. Como o próprio compositor explica, organiza-se como “um mundo em si, meu universo, em cuja harmonia sou capaz de moldar a mim mesmo”. É desse lugar que provém essa música, tão particular quanto essencial, a música de um “caminhante solitário” em constante metamorfose, próximo de completar 84 anos.


1. Ao violino teremos a “Artista em Residência” da Osesp em 2017, a alemã Isabelle Faust.

 

SERGIO MOLINA é compositor, Doutor em Música pela USP,
coordenador da Pós-Graduação em Canção Popular na FASM (SP)
e professor de Composição no ICG/UEPA de Belém.
 


Leia o ensaio “Penderecki: Rebelião e Libertação”, de Mieczyslaw Tomaszewski, aqui.


Leia o ensaio "O Desafio de Interpretar um Grande Mestre", de Isabelle Faust, aqui.