Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
8 9101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
30
set 2016
sexta-feira 21h00 Paineira
Osesp: Karabtchevsky, Yasuda e Kliemann


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Isaac Karabtchevsky regente
Camila Yasuda violino
Carolina Kliemann violino


Programação
Sujeita a
Alterações
Johann Sebastian BACH
Concerto Para Dois Violinos e Cordas em Ré Menor, BWV 1043
Heitor VILLA-LOBOS
Sinfonia nº 2 - Ascensão
INGRESSOS
  Entre R$ 42,00 e R$ 194,00
  SEXTA-FEIRA 30/SET/2016 21h00
Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil
Notas de Programa

 

A Sinfonia nº 2 — Ascenção [sic], de Villa Lobos, traz a data de 1917 – antes, portanto, do compositor ter ouvido qualquer obra sua executada por uma orquestra profissional. Porém, a estreia em 1944 sugere que ao menos parte dela pode ter sido escrita bem mais tarde. Qualquer que seja a hipótese correta, o ouvinte ficaria indeciso entre a surpresa por uma obra em que Villa-Lobos já se apresenta tão ele-mesmo, ou por sua capacidade de replicar, na maturidade, seu próprio estilo de iniciante.


Os subtítulos de várias de suas sinfonias nos levariam a crer que a visão villa-lobiana do gênero sinfônico seria predominantemente programática ou descritiva, à maneira francesa de Berlioz ou Liszt. Isso é uma das fontes de controvérsia, porque, à exceção das Sinfonias nº 3A Guerra, nº 4 – A Vitória e nº 10 — Ameríndia, os subtítulos podem dar uma pista ao ouvinte e estabelecer uma ambiência, mas não determinam forma e conteúdo.


Apontamentos sobre a Sinfonia nº 2 indicam que o subtítulo, Ascensão, descreve o estado de espírito do compositor na época em que ela foi composta; pode também sugerir o momento ascendente da trajetória do compositor. Mais concretamente, os temas principais de todos os quatro movimentos da Sinfonia nº 2 têm um agudo perfil ascendente. Estudante assíduo do Curso de Composição Musical de Vincent D’Indy na década de 1910, Villa-Lobos constrói sua peça de acordo com o princípio cíclico, em que ideias extraídas do primeiro movimento retornam, ora transfiguradas, ora como reminiscências, nos movimentos subsequentes, conferindo à obra coesão formal e continuidade expressiva.


No caso da Sinfonia nº 2, a principal ideia recorrente, ré-fá-mi, é apresentada pelos contrabaixos e violoncelos, num violento movimento sequencial ascendente, absorvido por trompas e trombones, que voltará em vários momentos como pontuação ou contraponto. Um método característico de construção sinfônica já está aqui em operação: o ornamentado acorde inicial dá a largada para motivos principais e um ostinato, que provavelmente veio da imaginação do compositor, mas que “registra” em nossos ouvidos como ritmo folclórico, serve de pano de fundo a uma sucessão de novas ideias, reunidas em grupos temáticos bem delineados, que alternam contemplação, lirismo e atividade frenética.


Uma miríade de influências e quase citações são filtradas, como num passe de mágica, pela habilidade de Villa-Lobos de imprimir uma marca pessoal com seu peculiar vocabulário harmônico e sua orquestração imaginativa, herdados da formação francesa, de D’Indy a Debussy. O terceiro motivo do primeiro grupo temático lembra o Prelúdio nº 20, Op.28, de Chopin, O segundo grupo temático poderia ter saído, como muitos outros trechos desta sinfonia, de um balé de Tchaikovsky. O intricado contraponto e o trabalho de desenvolvimento motívico são uma tentativa laboriosa de emular as sinfonias germânicas. O tema lírico do terceiro grupo temático é um reflexo da experiência de Villa-Lobos com as óperas de Puccini. Ele também tenta, nesse estágio prematuro de sua carreira, se apegar ao processo acadêmico de desenvolvimento e reexposição, mas o resultado é inevitavelmente temperado pelo seu arrebatamento.


O segundo movimento também costura, em rápida sucessão, elementos um pouco discordantes. Ecos de Dukas, Mussorgsky e Rimsky-Korsakov dão lugar a uma valsa meio velhaca, emoldurada por floreios típicos da música russa de balé. Uma passagem virtuosística do clarinete anuncia o retorno do motivo da “ascensão” sob diferentes disfarces e também um episódio contrastante.


De forma geral, Villa-Lobos reserva em suas sinfonias sua maior originalidade para as atmosferas sinistras ou dolorosas dos movimentos lentos. O desta sinfonia parece anunciar o tipo de melancolia seresteira que se tornaria, mais tarde, a marca registrada de suas Bachianas Brasileiras. Mais uma vez, ele introduz o retorno do motivo da ascensão, que unifica a intenção dos quatro movimentos.


O mesmo motivo, agora transformado, introduz o último movimento. Em forma de balada e menos frenético que o das Sinfonias nº 3 e nº 4, mas certamente elaborado com mais perícia, o movimento traz o mesmo recurso das Sinfonias nº 1 de Brahms ou Mahler, em que a introdução de caráter fragmentado, inquieto e trágico revela, pouco a pouco, um cenário mais luminoso. Aqui, Villa-Lobos viaja gradualmente por uma profusão de seções nostálgicas e amargas, até que um ritmo mais animado vai, pouco a pouco, conduzindo a orquestra através de imensas dificuldades técnicas a uma sucessão de clímax cada vez mais intensos, interrompidos ora por um soturno diálogo meio wagneriano entre o clarone e a percussão, ora por uma meditação compartilhada pela flauta, pelo clarinete e pela viola solo, até que o episódio final combina apoteoticamente o motivo da ascensão com o do prelúdio de Chopin.


O fato de a orquestração desta Segunda Sinfonia ser notavelmente similar à da Primeira indica que a maior parte dela deve ter sido composta efetivamente na década de 1910. No entanto, aqui temos o retrato do artista como jovem corcel, um Villa-Lobos muito mais ambicioso e disposto a empregar toda a perícia numa obra de proporções comparáveis às das sinfonias germânicas do início do século xx, formato que ele revisitaria, com reformulações bem drásticas, a partir da Sinfonia nº 6, em 1944.


FÁBIO ZANON é violonista e professor da Royal Academy of Music de Londres e autor de Villa-Lobos (Coleção “Folha Explica”, Publifolha, 2009). Desde 2013, é o coordenador artístico-pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão.