Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
8 9101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
12
ago 2016
sexta-feira 21h00 Paineira
Osesp: Stenz e Álvares


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Markus Stenz regente
Paulo Álvares piano


Programação
Sujeita a
Alterações
Jean-Féry REBEL
Os Elementos: O Caos
M. Camargo GUARNIERI
Concerto nº 4 para Piano e Orquestra
Felix MENDELSSOHN-BARTHOLDY
Mar Calmo, Viagem Próspera, Op.27
Franz SCHUBERT
Sinfonia nº 8 em si menor, D 759 - Inacabada
INGRESSOS
  Entre R$ 42,00 e R$ 194,00
  SEXTA-FEIRA 12/AGO/2016 21h00
Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil
Notas de Programa

Aos doze anos, Mendelssohn foi levado a Weimar por seu professor de composição, Carl Friedrich Zelter (1758-1832), para conhecer ninguém menos que Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), então um senhor de mais de setenta anos. Assim nasceu uma genuína relação de amizade, que duraria até a morte do poeta, cerca de dez anos depois.

 

Em 1828, Mendelssohn compôs uma abertura baseada em dois poemas de Goethe: “Meeresstille” [Mar Calmo] e “Glückliche Fahrt” [Viagem Próspera], ambos escritos em 1796. Os mesmos versos, cheios de contrastes, já haviam inspirado Beethoven e Schubert, mas a versão de Mendelssohn — a única que contou com a bênção do poeta — foi a que se tornou mais conhecida. O termo “abertura” pode ser enganador: não se trata de música introdutória a um espetáculo, mas sim de um pequeno poema sinfônico, aqui estruturado em duas partes — uma lenta, outra rápida.

 

A calmaria do mar no poema de Goethe não é razão para paz de espírito, mas de preocupação: para a navegação do século xviii, a falta de vento era um verdadeiro problema. Daí o caráter sombrio e algo melancólico criado por Mendelssohn na primeira parte de Mar Calmo, Viagem Próspera. Um solo de flauta traz as correntes de ar necessárias para a viagem, propondo a transição para a segunda parte, quando a música navega por mares beethovenianos, com céu claro e marinheiros      cheios de ímpeto, até um desfecho triunfal.

  

 

Em 1721, Jean-Féry Rebel dirigiu em Paris a ópera-balé Les Éléments [Os Elementos], de Destouches e De Lalande. Foi nessa ocasião que o rei Luís xv dançou num palco pela primeira vez. Dezesseis anos mais tarde, Rebel compôs sua própria versão para Os Elementos — uma “sinfonia- balé”, gênero que ele mesmo criara, em que a relação entre música e dança dos espetáculos não tinha a intermediação de um libreto. Escrito alguns meses depois, “O Caos” foi incorporado como prólogo — não dançado — à obra.

 

Os clusters que abrem “O Caos” poderiam ser vistos como uma notável prefiguração de procedimentos vanguardistas que marcariam a música do início do século xx. No entanto, a peça não apresenta um esforço de desenvolvimento da linguagem tonal, mas uma tentativa de fazer música descritiva. O próprio Rebel anotou que essa introdução, com todas as notas de uma oitava tocadas simultaneamente, era “o próprio caos”: a confusão que reinava entre os elementos — terra, ar, água e fogo — antes da criação.

 

Sem o apoio de cenários, figurinos e uma narrativa propriamente literária, Rebel construiu uma música bastante original, tanto pela ênfase no discurso harmônico quanto pelo cuidado com a escolha dos timbres, aspectos que seriam retomados e desenvolvidos pelo também francês Rameau. Mas, de novo, a motivação do compositor era imitar a natureza, mais do que inovar a linguagem. Em nota sobre a peça, Rebel escreveu que os contrabaixos representam a terra; as flautas imitam o murmúrio da água corrente; as longas notas seguidas por trêmulos nos piccolos descrevem o ar; e os violinos, com frases vivas e brilhantes, simbolizam a atividade do fogo.

 

RICARDO TEPERMAN é doutorando em antropologia social na Universidade de São Paulo e editor da Revista Osesp.

 

..........................

 

Em 1968, Camargo Guarnieri era um artista premiado nacional e internacionalmente, maestro e professor de composição e regência na Universidade Federal de Goiás e tinha sua obra reconhecida além de nossas fronteiras. No ano anterior, sua Sinfonia nº 4 fora estreada pela Sinfônica de Portland — sob regência de Paul Vermel — e transmitida pela Voz da América.

 

Quando recebeu a encomenda para o Concerto nº 4 Para Piano, estava imerso em canções: escrevera catorze no espaço de um ano, sem contar O Caso do Vestido, cantata para narrador, soprano, coro e orquestra, sobre poema de Carlos Drummond de Andrade.

 

À semelhança do Concerto nº 3 Para Piano (1963), encomenda da Rádio MEC, o Quarto também foi encomendado, dessa vez pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Pró Arte Brasil Sociedade de Artes, de Porto Alegre. Dedicado ao pianista Roberto Szidon, o Concerto foi por ele estreado em 6 de setembro de 1972, tendo o próprio Guarnieri como regente.

 

A análise dos manuscritos da obra e a documentação pessoal do compositor apontam para dois fatos que se traduzem musicalmente na partitura. O primeiro é que a maturidade lapidou o processo de criação e marcou sua expressão mais íntima. Em vez de trabalhar no papel desde as primeiras ideias, Guarnieri passou a refletir e planejar para depois escrever a parte do solista, e as primeiras marcações para o conjunto que acompanha. No início do ano de 1968, deu notícia do projeto de um novo concerto a seu amigo e primeiro professor de composição, Lamberto Baldi, que, em maio, pediu novidades. Guarnieri escreveu: “Antigamente, não deixava que as ideias caminhassem dentro de mim. [...] Agora, com os cabelos brancos, prefiro ruminá-las e, quando surgem para a minha vida interior, sei usá-las melhor.”¹

 

Até o final daquele ano, ficaria pronta a parte do piano com a redução da orquestra — ou seja, o contorno principal das vozes dos instrumentos —, embora o compositor ainda não tivesse definido os principais timbres a explorar. Sempre disposto a criar ambiente novo para o piano — ele escreveu ao todo seis concertos para este instrumento, além de quatro outras obras em que o teclado é protagonista —, Guarnieri pediu desta vez uma orquestra sem os violinos. Na obra, a percussão é rica e variada e, para contrabalançar a ausência das notas agudas do naipe das cordas, o compositor faz uso de muitos diálogos com as madeiras, como flauta, flautim, oboé e clarinetes.

 

Ainda em conversa com o antigo mestre, Guarnieri confessou a vontade de inovar — e de forma radical. O compositor considerava a inclusão de uma guitarra elétrica ou de um instrumento musical da cultura gaúcha: gaita de boca, sanfona (ou bandoneon) e até mesmo a zampogna (tipo de gaita de fole de origem italiana). Embora tenha abandonado ambas as ideias, a menção não é de se estranhar quando observamos a história da música popular brasileira daquele momento.

 

A vontade de usar a guitarra foi deixada para trás em meio às discussões sobre o emprego do instrumento em nossa música popular. Estas eram alimentadas, de um lado, pelos compositores que escreviam canções de protesto e temáticas voltadas para a vida do país (grupo que veio a ser conhecido como MPB); e, de outro, pelos artistas da chamada Jovem Guarda (com a Tropicália começando a embaralhar as coisas). A disputa ganhara as ruas, com direito a passeatas contra o emprego da guitarra na música popular, situação sui generis na música de qualquer nação. Guarnieri também abandonaria a ideia de colocar um instrumento representativo da cultura gaúcha.

 

O compositor queria provocar uma impressão forte, e uma possível tradução de sua vontade de inovar talvez seja o uso constante de melodias que seus intérpretes e estudiosos costumam chamar de melodias seriais, pouco praticadas na temática do compositor até meados da década de 1950. De fato, o Concerto nº 4 começa em ritmo agitado. O primeiro movimento, “Resoluto”, é breve. O desenvolvimento, central, inclui uma longa cadência do solista. Em sua porção final, o vibrafone, as flautas e os clarinetes são muito atuantes.

 

O segundo movimento, “Profundamente Triste”, confirma o outro ponto que os manuscritos e as notas do compositor não escondem: em 1968, Guarnieri estava muito apreensivo com os tempos sombrios da política nacional e, sempre que tinha a oportunidade de falar a respeito para os amigos, lamentava a situação política e econômica. Emoldurado pela orquestra, que traz contrastes fortes entre as madeiras, os sopros e a percussão, é o mais longo dos três movimentos do Concerto. Nele, Guarnieri acolhe a melodia “Meu Boi Barroso”, declaração do grande afeto do compositor pelos muitos amigos do Rio Grande do Sul.

 

Apesar da indicação “Rápido” para o andamento do último movimento, ele é rico em nuances. O conjunto ora ralenta, ora retoma o clima mais veloz do início, com destaque para a participação do agogô e do triângulo, principalmente. Construído em cima de três melodias principais, apresentadas na sequência ABCBA, o movimento conclui a peça de forma extremamente viva e brilhante.

 

FLÁVIA CAMARGO TONI é professora titular do IEB/USP e organizadora do livro A Música Popular Brasileira na Vitrola de Mário de Andrade (Editora Senac, 2004).

 

1 BALDI, Lamberto. Carta para Camargo Guarnieri. Montevidéu, maio de 1968. Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo.